Só é vencido quem desiste de lutar

16
Mai 11

 

Caras e Caros Arganilenses,

Cumpre-me cumprimentar e saudar-vos neste espaço que é consagrado ao contacto do Vereador do Partido Socialista com todos os Munícipes numa lógica de partilha do trabalho que tem vindo a desenvolver.

Quando no passado afirmei que assumia estas funções com um espírito construtivo, de disponibilidade para contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos nossos concidadã(o)s, fi-lo na convicção de que todos somos poucos para ajudar ao desenvolvimento do nosso Concelho e que Arganil e os Arganilenses devem estar acima de quaisquer outros interesses.

O tempo tem vindo a dar razão à postura que assumimos!

Temos efectuado várias propostas em sede de Executivo Municipal, reforçadas pela bancada do PS na Assembleia Municipal, demonstrando uma completa sintonia entre os vários eleitos Socialistas, as quais não tendo obtido num primeiro momento o melhor acolhimento por parte da maioria do PSD, viriam posteriormente a ser aproveitadas por se reconhecer que estavam correctas e se revelam importantes no contexto do desenvolvimento local.

O exemplo da Cerâmica Arganilense é elucidativo.

O PS de Arganil manifestou-se contra algumas das funcionalidades apresentadas inicialmente, tendo, numa atitude responsável, sugerido uma proposta alternativa: substituir aquilo que era um “centro comercial”, que exerceria impactos negativos no comércio tradicional da vila de Arganil, por um espaço de utilização multifuncional com condições para a realização de eventos de diversa natureza, contribuindo para diversificar a oferte local, para o aumento do numero de visitantes e para a redução da sazonalidade da procura turística, estimulando desta forma todo o tecido económico local.

Esta foi uma evolução do Executivo que registamos com agrado, com o senão de ter demorado cerca de um ano a perceber que a nossa atitude não é a de criticar pelo criticar, mas tão só a de ajudarmos a construir um Concelho melhor.

Por outro lado, entendemos que para o salutar relacionamento inter-institucional, com os naturais benefícios daí decorrentes, é fundamental manter e reforçar uma cultura de verdadeira parceria e de diálogo, em que todas as partes sejam respeitadas de igual forma.

O que se passou com o processo de designação da Entidade Coordenadora do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Arganil, marcado por posições intransigentes por parte do Executivo PSD, contrariou os princípios em que deve assentar a relação leal entre várias Instituições.

Caso tivesse sido atendida a proposta do PS que ia no sentido da não revogação da decisão inicial, tomada por unanimidade, de atribuir essa responsabilidade à Santa Casa da Misericórdia de Arganil não se teriam perdido três meses, mas mais importante, ter-se-ia evitado a degradação entre Entidades que devem dar o exemplo de articulação de intervenções e de trabalho conjunto para bem da população que têm obrigação de servir. No final do processo ficou demonstrado que o diálogo e a negociação, quando decorre de forma franca e aberta, tem como consequência resultados extremamente positivos, já que quem ganha é o todo em detrimento das partes.

Num quadro geral de dificuldades que afecta todos os portugueses, devemos ser capazes de unir esforços no sentido de encontrar, conjuntamente, soluções locais para as ultrapassar e concretizar os projectos que sejam considerados prioritários, para o que é necessário optimizar os recursos disponíveis.

Neste sentido, estamos disponíveis para colaborar na identificação e definição dos investimentos a promover pelo Município, com base em critérios mais rigorosos, desde que enquadrados em determinadas politicas. No contexto actual, as funções sociais e o apoio à população mais vulnerável deve merecer especial atenção, em complementaridade com as medidas implementadas pelo Governo do PS que nos últimos anos, e no nosso Concelho em particular, tem efectuado um conjunto de iniciativas importantes com vista à melhoria das condições de vida de quem aqui reside.

Os Arganilenses podem pois contar com a nossa disponibilidade para os ajudar a alcançar o bem-estar que merecem e que seja condicente com as suas expectativas.

O Vereador do PS,

Miguel Ventura

publicado por miguelventura às 21:28
 O que é? |  O que é? | favorito

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Acessos

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO