Só é vencido quem desiste de lutar

22
Abr 14

Durante estes dias decorrem nos vários Municípios da Beira Serra iniciativas tendentes à promoção da formação, da qualificação e do emprego junto do publico mais jovem desta Região.

As feiras de emprego e os concursos municipais de empreendedorismo têm vindo a assumir uma importância crescente na estratégia regional de combate ao êxodo da população jovem e ao despovoamento deste território, principal constrangimento ao seu desenvolvimento sustentado, ao despertar os mais jovens para uma realidade que os irá afectar num futuro próximo e para a qual têm de estar mais bem preparados.

Aproximar os mais jovens da oferta formativa alternativa ao seu percurso escolar, como forma de combater o precoce abandono escolar, aumentar as sua qualificações e alertar para as oportunidades que estimulem o seu espírito criativo e empreendedor, permitindo-lhes concretizar ideias e projectos de vida alicerçados no potencial da região, constituem-se como os principais objectivos associados a estas iniciativas.

É consensual que as áreas da Educação, Formação e Emprego se apresentam como pilares básicos para o progresso de uma Região ainda muito caracterizada por índices de escolaridade e de qualificação dos seus recursos humanos inferiores ao desejado, facto que condiciona a sua competitividade numa economia aberta e global e a própria liberdade e autonomia dos cidadãos.

Daí que a realização destes eventos envolva um conjunto significativo de parceiros locais preocupados com esta temática, que actuam de forma concertada e complementar, colocando as suas competências e experiências à disposição de quem mais necessita de apoio, num processo facilitador da inserção dos mais e menos jovens no mercado de trabalho, sobretudo através do desenvolvimento de iniciativas empresariais inovadoras facilitadoras da criação do seu próprio emprego.  

E os resultados, embora algo tímidos, têm vindo a surgir, já que se assiste a uma cada vez maior predisposição dos jovens e dos desempregados em assumir os riscos associados ao desenvolvimento da actividade empresarial e em saber aproveitar as ajudas que lhes são disponibilizadas.

Na Beira Serra existem hoje exemplos de excelência, demonstrativos de que é possível transformar problemas em oportunidades, nomeadamente em novas formas de emprego e de inserção na vida activa, numa atitude pró-activa e empreendedora associada a cada cidadão, que não se desmotiva perante as adversidades da vida nem espera que outros lhes resolvam todos os seus problemas.

É este o caminho que tem de continuar a ser trilhado, de modo a contrariar a tendência actual de abandono do Interior, evidenciando que aqui há pessoas que não se resignam, nem aceitam uma posição subalterna face a outros territórios.

 

Publicado no Diário de Coimbra em 22.04.2014

publicado por miguelventura às 20:00
 O que é? |  O que é? | favorito

Abril 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
23
24
25
26

27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Acessos

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO