Só é vencido quem desiste de lutar

24
Fev 15

É consensual a necessidade dos territórios se afirmarem através da valorização e promoção dos seus activos autênticos e genuínos, introduzindo valor para gerar mais rendimentos e incorporando inovação que lhes confira maior competitividade.

Exemplos deste trabalho têm-se multiplicado na Beira Serra que quer estar preparada para responder aos estimulantes desafios de uma sociedade globalizada, sendo a garantia de que a capacitação e mobilização dos actores locais está em curso.

A recente “cimeira” que aprovou a Estratégia de Desenvolvimento para os próximos anos, é demonstrativa do forte envolvimento e da disponibilidade de mais de uma centena de parceiros em contribuir conjuntamente para a construção de um futuro assente no que de melhor este território tem para oferecer, nomeadamente os seus produtos locais de qualidade e o potencial turístico, aliados à qualificação dos recursos humanos que constituem a sua maior riqueza.

Esta reunião foi elucidativa da coesão e união que hoje se apresentam como uma marca dos concelhos da Beira Serra que assim ganham escala e dimensão que lhes permitirá minimizar os constrangimentos decorrentes do despovoamento que os caracteriza.

Outro exemplo do inconformismo da Região, está evidente no enorme sucesso alcançado com a Feira do Queijo de Oliveira do Hospital, a qual se assume, com toda a propriedade, como a maior e melhor Feira do género no nosso País, sendo corolário do trabalho intenso e permanente realizado junto dos produtores, cuja capacidade empreendedora lhes possibilitou reunir as condições para produzir e oferecer uma diversidade de produtos de qualidade que contribuem para reforçar a identidade e especificidade deste território.

Diferenciação que também esteve presente na recriação do Entrudo nas Aldeias do Xisto de Góis, promovida pela Lousitânea, iniciativa de animação que preserva as tradições locais e atrai uma maior numero de visitantes e turistas às aldeias, garantindo a sua permanência por períodos alargados de tempo, assim criando mais receitas para o tecido económico local.

É com este espírito de promover e divulgar os seus recursos inimitáveis, os factores distintivos e a sua diversidade e complementaridade que, uma vez mais, os Municípios da Beira Serra irão marcar presença conjunta na BTL 2015, evidenciando que o potencial turístico é uma fonte de criação de riqueza e de emprego, afirmando-se como sector estratégico para o seu desenvolvimento.

Afirmar uma Região mais IN é um desígnio assumido pela parceria. Não porque apenas queira estar na moda, mas por acreditar que a solução para os seus problemas está dentro de si mesma e na potenciação dos seus factores de coesão social e territorial.

 

Publicado no Diário de Coimbra em 24.02.2015

publicado por miguelventura às 20:00
 O que é? |  O que é? | favorito

Fevereiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
25
26
27
28


Acessos

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO