Só é vencido quem desiste de lutar

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Dez 14

A publicação do ranking nacional das Escolas, baseado nos exames dos seus alunos, determinou uma evolução muito significativa da Escola Secundária de Arganil no que constitui mais um motivo de orgulho para toda a Comunidade Educativa que, em conjunto, contribuiu para que a mesma seja uma realidade.

O resultado alcançado, que coloca este Estabelecimento entre as melhores Escolas publicas do País ao nível do 12º ano, não é estranho para quem acompanha a dinâmica imprimida ao Agrupamento de Escolas nos últimos anos, não apenas em termos da qualidade do ensino que pratica, mas também por uma abertura da Escola à Sociedade arganilense, gerando uma maior interacção dos alunos com o meio envolvente.

Por outro lado, a aposta na concretização de Projectos transnacionais, os quais têm sido marcados por sucessivos êxitos, permite abrir novas perspectivas a todos os que neles participam, pelo contacto com realidades diferentes e metodologias de trabalho distintas, incutindo-lhes um espírito associado à inovação e ao conhecimento, essencial enfrentar o mundo competitivo que os aguarda.

Este reconhecimento deve servir de motivação para que também os níveis do Ensino Básico (4ª, 6º e 9º anos), cujos resultados não foram tão expressivos, possam atingir igual distinção, numa demonstração das capacidades dos alunos e de que é possível fazer um trabalho de excelência num território de Interior.

Contudo, há alguns aspectos evidenciados nos estudos publicados que fazem reflectir.

Por um lado, a percentagem de alunos carenciados, sendo significativa no caso de Arganil, deverá constituir um fundamento para a implementação de mecanismos locais de apoio que incentivem estes jovens a prosseguir os estudos de nível superior, independentemente da condições económicas das suas famílias. Não se pode desperdiçar o esforço e o investimento efectuado, condicionando não só o futuro dos jovens, mas também o da própria Região pela manifesta necessidade em ter disponíveis quadros dotados de maiores qualificações.

Por outro lado, o facto dos estabelecimentos de ensino privados continuarem a liderar estes rankings significa que a Escola Publica continua a não merecer a atenção devida, sendo marcada pela desvalorização do importante papel que desempenha na formação e qualificação de milhares de crianças e jovens, pelo que é um imperativo a mudança de paradigma a este nível, para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades e a um ensino de qualidade.

Que o Agrupamento de Escolas de Arganil seja um exemplo do que de bom a Escola Publica representa para uma pequena Comunidade, quanto mais não seja pelo elevar da auto-estima dos cidadãos que se revêem nos estimulantes resultados alcançados.

 

Publicado no Diário de Coimbra em 02.12.2014

 

publicado por miguelventura às 20:00
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