Só é vencido quem desiste de lutar

04
Nov 14

Na passada sexta-feira decorreu em Coimbra o Concurso Regional de Ideias de Negócio 2014 nas Escolas, dinamizado pela CCDRC, no qual participaram projectos apresentados por 7 Comunidades Intermunicipais da Região Centro.

Enquanto cidadão da Beira Serra não poderei deixar de manifestar a minha satisfação e até um forte sentimento de orgulho ao constatar que o grande vencedor deste importante Concurso foi o Projecto “HAQuiqueijo”, idealizado por 3 jovens alunos do 3º ano do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, ministrado no pólo de Tábua da EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil.

Aproveitar os desperdícios gerados pela produção de queijo e, através da introdução da inovação e do conhecimento, reutilizá-los no processo produtivo de um novo queijo com condições para ser comercializado nos mercados, constituem os objectivos inerentes a este Projecto.

Para tal, foi fundamental a parceria estabelecida com o Centro de Investigação da Plataforma BLC3 de Oliveira do Hospital, em cujos laboratórios foram analisados e testados os vários componentes deste novo produto. O envolvimento das várias estruturas formativas e cientificas da Região em torno de projectos comuns, está a demonstrar que existem capacidades instaladas na Beira Serra que permitem ter esperança num futuro alicerçado na criatividade e no espírito empreendedor da população mais jovem.

Esta distinção surge assim como mais um reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido pela EPTOLIVA, a par das inúmeras distinções anteriormente recebidas, demonstrando que as competências, experiência e dedicação dos seus dirigentes e profissionais têm proporcionado uma elevada qualidade do ensino que promove, revelada nos elevados índices de empregabilidade alcançados pelos seus formandos após conclusão da formação.

Por outro lado, fica evidente que a proximidade da Escola ao Território, através da realização de cursos que respondem às necessidades identificadas na Beira Serra e da ampla rede de promotores constituída basicamente pelo tecido empresarial local, é um dos principais factores que concorrem para o sucesso da sua actividade, de formar e qualificar jovens, preparando-os mais adequadamente para entrar no exigente mercado de trabalho e para aproveitar o potencial endógeno com valor de mercado aqui instalado.

Que o exemplo da EPTOLIVA, a quem endereço as mais vivas felicitações, se constitua como um incentivo e uma motivação adicional para todos os que acreditam nos territórios rurais e na sua capacidade de gerar dinâmicas que os tornem mais competitivos e com níveis de desenvolvimento mais condicentes com as expectativas das suas populações.

 

Publicado no Diário de Coimbra em 04.11.2014

publicado por miguelventura às 20:00
 O que é? |  O que é? | favorito

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Acessos

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO