Só é vencido quem desiste de lutar

05
Mai 15

É sempre gratificante participar em acções de apresentação de novas iniciativas empresariais na Beira Serra, pela importância e esperança que transportam para a construção de um futuro mais promissor para este território e pelo contributo para a criação de riqueza e novos postos de trabalho, ingredientes essenciais para a fixação da população que aqui deseja concretizar o seu projecto de vida.

Contudo, este acto mais significativo se torna quando o investimento resulta da determinação e do querer de um jovem que acreditando nas suas capacidades e competências, não desiste perante as contrariedades da vida nem aguarda que outros resolvam os seus problemas. Pelo contrário, teve a coragem de assumir o risco de investir numa actividade tradicional para criar o seu próprio emprego.

O exemplo do Henrique Francisco, que recentemente implementou um pequeno negócio na arte de sapateiro na vila de Góis, é elucidativo de que ainda existem empreendedores na verdadeira acepção da palavra, ou seja, que tornam em realidade os seus sonhos, aproveitando, com humildade, as oportunidades que lhe surgem e contrariando uma atitude de resignação que ainda está excessivamente presente na nossa sociedade.

Esta iniciativa merece tanto mais destaque quanto o facto do único apoio recebido ter sido a transmissão dos saberes por parte do seu pai e a disponibilidade da família em o auxiliar na fase inicial da actividade, não se desculpando com a eventual falta de ajudas de outra natureza para dar corpo às suas ideias.

Torna-se fundamental divulgar estes exemplos de boas práticas e a forma como os mesmos emergem, normalmente afastados das páginas dos jornais, no sentido de os apresentar como modelos inspiradores e de motivação para outros jovens que após a conclusão dos seus estudos se sentem perdidos sobre o rumo a dar à sua vida.

Muitas vezes a solução está próxima, basta ter a agilidade de a percepcionar e a astucia de a pôr em prática, como em boa hora fez o Henrique, a quem formulo votos dos maiores sucessos.

 

PS: Nos últimos dias foi conhecida a decisão da ABAE quanto à atribuição da Bandeira Azul nas praias portuguesas em 2015.

Este ano a Beira Serra surge reforçada neste quadro ao beneficiar da distinção em 3 praias fluviais, da Peneda/Pêgo Escuro e Canaveias (Góis) e Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital), ou seja, mais uma que em 2014.

Parabéns aos respectivos Municípios pelas apostas consequentes que têm desenvolvido e que estão a dar os seus frutos na consolidação deste território como um destino turístico alicerçado nos seus recursos naturais, contrariando algumas vozes que se erguem a desfavor da atitude pró-activa que os seus responsáveis máximos têm o destemor de adoptar.

 

Publicado no Diário de Coimbra em 05.05.2015

publicado por miguelventura às 20:00

Maio 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO